Excelência Empresarial
Mudança, melhoria e gerência empresarial

Mudança, melhoria e gerência empresarial
Dizem que a única coisa constante é a mudança. Isto é bem verdadeiro para aquelas mudanças externas ao sistema de negócio. Mas quando aplicado intencionalmente pela gerência para promover mudanças internas na empresa, que pena. Pode ser desastroso… “Conheçam a nova visão da empresa”; “aprendam nossos novos valores”; “conheça nossa nova estrutura matricial”; “nosso slogan para este ano é…”; “participe do novo programa de …”. Chega. Não precisamos de mudança. Primeiro, há certas coisas que não deveriam mudar, ou mudar muito raramente. Valores, por exemplo. Missão e visão de longo prazo, outro exemplo. Alguém já disse que as coisas realmente importantes são as muito antigas. Segundo, o que realmente precisamos é de melhoria, sempre. Mudança e melhoria não são sinônimos. É verdade que toda melhoria é uma mudança (aliás, a definição popular de insanidade mental é querer melhorar sem mudar, fazendo tudo do mesmo jeito de sempre). Mas infelizmente a maioria das mudanças por aí não são melhorias, ainda que sejam feitas com a melhor das intenções.

Qual é a diferença fundamental? As próprias palavras explicam: melhoria traz consigo um resultado superior, enquanto a mudança por si só, não. Mudar, do ponto de vista “gerencial”, é fácil: basta decidir rapidamente que “queremos isto” (por exemplo, copiar o mais recente modismo empresarial) e dar a ordem para que se cumpra nos escalões inferiores. Em sua forma mais freqüente, a mudança é uma proposta de solução. Mas… qual é o problema? Temos uma capacidade fantástica para oferecer soluções, e uma dificuldade enorme para enfrentar a disciplina e o rigor da análise. Melhorar é bem mais complicado, justamente porque antes de propor e implementar a solução que leva ao resultado, é preciso analisar a situação, entender profundamente o problema e identificar suas causas raízes com absoluta clareza. Isto “dói”, mas constitui a própria essência da verdadeira função de gerenciar. Engraçado: aqui o dicionário não ajuda: “gerente” é definido como “pessoa que exerce a gerência”, “gerência” se define como “o ato de gerenciar” e “gerenciar” é definida como “exercer as funções de gerente” (um belo exemplo de tautologia, ou raciocínio circular…). Deming diz que “gerenciar é fazer uma previsão sobre o estado futuro do sistema”. Mas é preciso ir além da previsão. Juran (do alto de seus 103 anos de vida!) complementa com sua “trilogia”: “gerenciar envolve planejar, controlar e melhorar”. De maneira mais concisa, eu (modestamente) definiria “gerenciar” como “promover melhorias sistêmicas, continuamente”. Mas isto é assunto para outro texto.
“Melhoria contínua é necessária, não a mudança contínua. Mudança sem necessidade é desperdício.” (Ken Kreafle, Gerente Geral da Engenharia de Produção, Toyota USA)
Até a próxima semana!
Eduardo Moura
Tag: Mudança, melhoria e gerência empresarial
2 Comments
1.
Wilson Silveira
13 de May de 2014
Caro Eduardo,
Em particular, tenho uma dúvida quanto ao conceito do que seja realmente uma melhoria. Na prática, considero que uma melhoria é algo incremental e positivo, isto é, um plus de crescimento, agregação de valor, em algo que já esteja estabilizado, buscando novos patamares e metas. Exemplificando, não considero que seja uma melhoria uma adequação ou atendimento a um requisito legal (Norma Regulamentadora), pois se trata aqui de algo “anormal” que mediante correção, prioritária e obrigatória, passaria a ser algo “normal”. Vejo isso como um processo de “arrumando a casa” para, posteriormente e conforme necessidade, buscar a efetiva melhoria de uma área, processo, rotina ou equipamento. Poderia me ajudar neste imbróglio ?
-
Eduardo Moura
16 de May de 2014
Olá, Wilson. Você tem razão: a simples correção de uma anormalidade ou desvio do processo se encaixa melhor na categoria de “ação corretiva”, e não propriamente “melhoria. Melhoria é o que fazemos depois que o “incêndio” foi apagado.
Submit a CommentCancel reply
Your email address will not be published.Required fields are marked \*
Comment \*
Name \*
Email \*
Website
Save my name, email, and website in this browser for the next time I comment.
Please enter an answer in digits:
fourteen − fourteen =
[](https://qualiplus.com.br/es)

